Domus Companhia Imobiliária
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Empréstimo com Garantia Imobiliária
Como funciona o Refinanciamento


Quem pode fazer?
  • Pessoas físicas entre 18 e 80 anos ao final do prazo de pagamento.
  • Proprietários de imóveis comerciais ou residenciais em uma das cidades atendidas pela Domus
  • Que possuam renda comprovada. O valor das prestações deve representar no máximo 30% da renda bruta mensal, que pode ser composta com mais uma pessoa, com ou sem vínculo familiar.
  • Pessoas com dívidas ou cadastro na SERASA, exceto pessoas com cheques sem fundo.
Quais imóveis são aceitos?

Serão aceitos imóveis residenciais, salas comerciais e lojas que preencham os seguintes requisitos:

  • Tenham valor de liquidez mínimo definido pela a avaliação técnica de R$ 200 mil para imóveis localizados nas capitais e R$ 150 mil para imóveis localizados nos demais municípios.;
  • Novos ou usados, de alvenaria, em ruas asfaltadas, em boas condições de conservação; concluídos e com "habite-se";
  • Sem qualquer ônus no RGI;
  • Sem dívidas junto à Prefeitura (exceto no caso do empréstimo se destinar à quitação da dívida);
  • Com escritura definitiva e área construída averbada na matrícula; (Serão analisados casos divergentes entre área construída e área averbada de até 30%),
  • Com certidão negativa de débitos condominiais, quando imóvel de condomínio;
  • Situados em região urbana (imóveis rurais não serão aceitos);
  • Localizados nas cidades atendidas pela DOMUS.
  • Não serão aceitos imóveis mistos.
Qual o valor do crédito?

O empréstimo pode ser de até 55% do valor de liquidez do imóvel, entre R$ 50 mil e R$ 1 milhão, tanto para imóveis residenciais quanto para imóveis comerciais

Em quantas parcelas se pode pagar?

As parcelas podem ser pagas entre 60 e 180 meses (5 a 15 anos).

Quais as taxas incluídas na operação?
  • Tarifa de Administração do Crédito: R$ 25,00 ao mês;
  • IOF: 3,38% sobre o valor do financiamento;
  • Taxa pré-fixada - parcelas iguais do início ao fim do financiamento - juros de 1,99% a.m.
  • Taxa pós-fixada - parcelas atualizadas por IPCA ou IGPM - juros de 1,15% a.m. ou
    1,28% a.m.
  • TAG* - Tarifa de Engenharia, equivalente a 3,9% ou 4,5% do valor do financiamento + Tarifa de Avaliação da Garantia, no valor de R$ 1.100,00
    *Incorporada às prestações mensais
Qual o sistema de amortização utilizado?

O sistema de amortização pode ser Tabela PRICE ou SAC, e é definido de acordo com a análise do caso de cada cliente.

Como é calculado o valor das parcelas?

O valor de cada parcela corresponde à soma dos valores a seguir: Amortização + taxa de juros + seguro MIP + seguro DFI + Tarifa de gestão de crédito de R$ 25 + Atualização monetária (IPCA ou IGPM do penúltimo mês.)

Há seguros obrigatórios?

É necessária a contratação dos Seguros com a cobertura Danos Físicos ao Imóvel (DFI) e de Morte/Invalidez Permanente (MIP,) já incluídos no valor das prestações.

  • Seguro de Morte e Invalidez Permanente (MIP) de 0,021% sobre o valor do saldo devedor;
  • Seguro de Danos Físicos ao Imóvel (DFI) de 0,0070% sobre o valor de avaliação do imóvel.
O que acontece com meu imóvel?

O imóvel é usado como garantia do empréstimo no contrato de alienação fiduciária, que é registrado no Registro Geral de Imóveis (RGI). Ao final do pagamento das parcelas, o contrato é cancelado.

* A alienação fiduciária é amparada pelas Leis Federais: 9.514/97, de 20/11/97 , 10.391/04, de 02/08/04 e 11.076/04, de 30/12/04

Que documentos é preciso apresentar?

É necessário apresentar documentos pessoais, de comprovação de renda e documentos do imóvel. Consulte a lista completa aqui.

Quanto tempo demora para o crédito entrar na minha conta?

O processo de contratação de crédito com garantia de imóvel requer uma análise minuciosa para minimizar riscos, tanto para a empresa, quanto para o cliente. Por isso, todo o processo, desde a análise até a liberação do crédito costuma demorar cerca de 40 dias. Este prazo pode variar muito em função da agilidade na apresentação dos documentos e da complexidade de cada solicitação.